Brasil tem 11 milhões de analfabetos

0
15

Os dados do resultado da Pnad Contínua 2019 também mostraram que 50 milhões de jovens não terminaram o ensino básico.

11 milhões de brasileiros são analfabetos, e mais da metade da população acima de 25 anos de idade não concluiu o ensino básico.

Os dados da pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua, a pnad 2019, mostraram ainda que a maioria dos alunos brasileiros do ensino fundamental e médio estudam na rede pública.

A pesquisa revela desigualdades de renda, gênero e regiões do país. 56% dos brasileiros analfabetos vivem na região nordeste. 50 milhões de jovens entre 14 e 29 anos de idade não conseguiram completar o ensino básico. Entre os brasileiros que tiveram que abandonar os estudos, a maioria é composta por homem. O principal motivo foi por ter que trabalhar. E as mulheres que largaram a escola foi por ter que realizar tarefas domésticas ou cuidar de alguém. Além disso, quase 30% dos bebês de até um ano de idade estão fora da creche. E a falta de vaga é o principal motivo. No nordeste do brasil os número são ainda maiores e chegam a passar de 40% de crianças fora da creche.

Se comparado com 2018, a taxa de analfabetismo no brasil teve uma pequena queda: de 6,8 para 6,6%. O que representa 200 mil pessoas.

fonte: Luiza Barufi

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here