Fórum de economia solidária em Barra do Bugres dá grande conhecimento aos pequenos produtores rurais

0
47

Na última sexta-feira, 07/06, produtores da agricultura familiar do município de Barra do Bugres se reuniram no auditório da Prefeitura, com a agente de desenvolvimento territorial no Projeto CEO Solidário, Dalva Cristiana do Nascimento, para falar dos Fórum de Economia Solidária Federal, Estadual e Municipal. Projetos do Governo Federal, junto a Universidade Federal de Mato Grosso e Uniselva, os quais desenvolvem ações em todo estado.

De acordo com a Dalva, tudo vai depender da organização dos produtores. O Fórum de Economia Solidária é antigo e a partir de agora, o Governo Federal liberou recursos e está sendo desenvolvido. O projeto de comercialização já existe em Barra do Bugres há mais de seis meses, devido apoio e suporte da Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, a organização e a participação dos agricultores, levando os produtos para o mercado cuiabano.

No momento, o município conta com a participação de 14 associações membro da Economia Solidária, que fortalece o produtor no momento de encaixar a produção no mercado para a comercialização.

A agricultora familiar da associação dos Produtores Rurais do Vermelhinho, Maria Tereza, ressalta a importância dos pequenos produtores participar desse fórum e perceber que a união dos pequenos faz com que os seus produtos sejam valorizados e comercializados com um preço melhor.

Fazem parte das associações da Agricultura Familiar e Economia Solidária, geridas e mantidas pelos produtores as localidades: Campo Verde, Cabaças, Avicultores familiares, João Maria, Produtores rurais feirantes, Jatobá, Centaac, Agua doce quilombola, Vão Grande Quilombola, São José do Baixio, Balatiponé, vale do Paraiso, Morro Redondo, Buriti Fundo, Queimado, e João de Barro. Estas associações representam mais 1.200 famílias, sendo um importante segmento econômico do município.

Fonte: assecom

Slider

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!